Pages

segunda-feira, 7 de maio de 2012

O ANO AZUL DE MANCHESTER - 1968

http://thekippaxkids.files.wordpress.com/2012/03/man-city-team-with-trophi.jpg 


A temporada 1967-68 foi temporada de numero setenta e seis do Manchester City na liga de futebol na primeira divisão. Na terceira temporada completa sob a gestão de Joe Mercer e Malcolm Allison, Manchester City foi reforçado no início da temporada depois de terminar no meio da tabela na temporada 1966-67. Após a assinatura de Francis Lee, o clube iniciou uma série invicta. Uma vitória ao vivo na televisão contra o Tottenham em condições de neve revelou-se particularmente notável, tornando-se conhecido como o Ballet on Ice (Balé no gelo).

Indo para o jogo final da temporada, o Manchester City levou a mesa. Uma vitória por 4 x 3 fora contra o Newcastle United conquistou o título do campeonato, vencendo a primeira divisão por dois pontos de vantagem sobre os rivais de cidade, o Manchester United. O campeonato foi o primeiro troféu do período de maior sucesso na história do Manchester City. Com Mercer e Allison, o clube ganhou mais três troféus nas seguintes duas temporadas.


A temporada 1966-67 foi a primeira do Manchester City na primeira divisão depois de ganhar a promoção da Segunda Divisão em 1966. Um décimo quinto lugar consolidou o lugar do clube na divisão. O capitão Johnny Crossan sofreu com lesões na temporada 1966-67, e foi vendido ao Middlesbrough por £ 34.500 no final da temporada. O clube não fez grandes contratações antes do início da temporada, apesar de Tony Coleman, um ala com uma reputação de jogador problema fora de campo, tinha chegado do Doncaster na parte final da temporada 1966-67. City também tentou assinar com o goleiro Gordon Banks, mas foram superados pelo Stoke City .




A equipe viajou pela Europa em pré-temporada, jogando amistosos contra Eintracht Braunschweig e Standard Liege. Depois de voltar para a Inglaterra jogaram com o Portsmouth em Fratton Park, vencendo por 2 x 0 e terminou seus preparativos com uma retumbante vitória em casa contra o Borussia Dortmund. O regime de treinamento foi inicialmente impopular com os jogadores, a gravidade da primeira sessão fez com que alguns jogadores vomitassem ao final dos trabalhos. City abriu a temporada com um empate de 0 x 0 em casa com o Liverpool. A derrota para o Stoke levou a uma mudança tática. Mike Summerbee, que jogou aberto na direita no início da temporada, foi puxado para o ataque. A mudança colheu frutos imediatos, com Summerbee jogando no ataque, comandou uma vitória contra o Southampton. Este foi a primeira de uma série de cinco vitórias consecutivas. Durante esta série de vitórias o jovem atacante Stan Bowles fez sua estréia no campeonato, marcou dois gols na vitória por 5 x 2 contra o Sheffield United.


Manchester City concluiu a assinatura do centroavante Lee Francis do Bolton por uma negociação recorde do clube £ 60.000. Lee fez sua estréia na vitória por 2 x 0 em casa contra o Wolverhampton, o início de uma caminhada de 11 jogos de invencibilidade, incluindo uma vitória de 6 x 0 contra o Leicester City.


City enfrentou o Tottenham Hotspur em casa em condições adversas, de baixo de muita neve, em um jogo televisionado. O comentarista Kenneth olstenholme chamava a equipe do Manchester City de "o time mais empolgante na Inglaterra".




A partida foi nomeada como Jogo do Dia," Match of the Season” e como o único jogo em Maine Road da temporada a ser transmitido para a televisão é o exemplo melhor gravado de 1967-68 da equipe em ação.


A invencibilidade chegou ao fim do Natal, com derrotas em partidas contra o West Bromwich, causando ao clube a queda para o quarto lugar. A equipe começou 1968 com uma seqüência de sete partidas invictas, essa corrida chegou ao fim com uma derrota contra o grande Leeds United do lendário técnico Don Rives. O dia da visita ao United em Old Trafford havia chegado. United tomou à dianteira, mas o City mostrou força para vencer por 3 x 1. No final de abril, depois do City vencer por 1x0 o Sheffield Wednesday e os rivais de título, Manchester United, perder para o West Bromwich, o City estava em uma situação que só dependia de vencer seus últimos três jogos para garantir o campeonato. No primeiro dos três compromissos, uma partida em casa contra o Everton, City venceu por 2x0 em uma partida com gol Tony. Em seguida foi o Tottenham em White Hart Lane, City levou por 3x1.


Na partida final, City estava em igualdade de pontos com os vizinhos do United, com o City tendo a vantagem em média de gols - o primeiro critério que decide em caso dos times terminarem empatados em pontos. Liverpool três pontos atrás, ainda sonhando em conquistar o título se caso City e United vacilassem. City enfrentou o décimo colocado Newcastle United em St. James 'Park e United estavam em casa contra o Sunderland. Mike Summerbee abriu o placar aos 13 minutos, mas logo Newcastle empatou. Neil Young fez o 2 x 1, mas novamente Newcastle empatou. O segundo gol de Young foi anulado por impedimento e no fim do primeiro tempo o placar era de 2 x 2. Logo após a metade do segundo tempo, Young marcou novamente, e Francis Lee marcou o quarto aos 63 minutos. Na meta final o Newcastle diminuiu, mas o City manteve os nervos e conseguiu uma vitória de 4 x 3. A vitória City foi mais importante, pois, o Liverpool venceu seu principal rival por 2 x 1 tirando o caneco do Manchester United, dando o título ao City. O Liverpool venceu um de seus jogos restantes, mas perdeu o outro, perdendo a chance de tirar o vice campeonato do United por um ponto.




O campeonato foi o primeiro troféu do Manchester City desde a FA Cup 1956. O triunfo foi o primeiro do período de maior sucesso na história do clube. Com Mercer e Allison o clube ganhou a FA Cup em 1969 e a copa da Liga em 1970. A parceria Mercer e Allison acabou em outubro de 1971, com Allison tornando-se gestor e chegou ao fim em junho de 1972, quando Mercer foi para o Coventry City. Como resultado do título, Manchester City entrou competição europeia pela primeira vez. No entanto, a previsão de Malcolm Allison, que o clube iria "aterrorizar a Europa" mostrou impreciso, com a derrota para o Fenerbahçe, na primeira rodada da Taça da Europa.