Pages

sábado, 5 de janeiro de 2013

GRANDE DERBI DA ITÁLIA?


Com quatro cidades representadas por dois clubes na primeira divisão (Gênova, Milão, Turim e Roma), a Itália é o país dos dérbis por excelência. Além das rivalidades regionais, como a que une Palermo e Catania na Sicília, por exemplo, existe ainda a tradicional oposição entre norte e sul e entre os dois pólos industriais do norte, Milão e Turim, separados por uma distância de meros 141 quilômetros.
Os confrontos entre Milan e Juventus nunca tiveram direito ao status de clássico. Afinal, o lugar já havia sido tomado pelo maior rival de ambos os clubes, a Internazionale, cujas partidas contra a equipe de Turim são conhecidas simplesmente como "o dérbi da Itália". No entanto, isso não diminui a paixão despertada pelos jogos entre Rossoneri e Bianconeri, um duelo rico em cores entre duas formações que reivindicam com argumentos diversos o posto de melhor time do país.
Com base nos títulos conquistados pelo Milan, os torcedores do clube fundado em 1899 consideram que o verdadeiro dérbi da Itália é aquele que os opõe à Velha Senhora. A polêmica é antiga e volta e meia se reacende na Bota. Na verdade, a expressão "dérbi da Itália" foi inventada em 1967 pelo influente jornalista esportivo Gianni Brera, numa época em que Inter e Juventus dominavam a Série A. Desde então, o apelido ficou no inconsciente coletivo dos italianos.
Com exceção das duas datas em que milanistas e juventinos se enfrentam pelo campeonato Italiano, a rivalidade é deixada de lado nos outros 363 dias do ano. Aliás, os dois clubes são bastante próximos e até já trabalharam juntos em projetos de marketing, além de costumarem se aliar contra a Internazionale, vista como o inimigo comum.
Talvez a melhor ilustração das boas relações entre Milan e Juventus seja dada pelo grande número de jogadores que defenderam ambos os times. Entre os mais conhecidos estão Roberto Baggio, Filippo Inzaghi, Davids, Zlatan Ibrahimovic, Emerson, Zambrotta e, mais recentemente, Pirlo. O meia passou dez temporadas em Milão antes de brilhar em Turim, onde as excelentes atuações com a camisa alvinegra o transformaram novamente em referência da seleção italiana.


Milan e Juventus totalizam 46 títulos do Campeonato Italiano (28 para a Juve e 18 para o Milan), nove da Liga dos Campeões da UEFA ou da extinta Copa dos Campeões (sete para o Milan e dois para a Juve) e cinco da Copa Intercontinental (três para o Milan e dois para a Juve), além de uma Copa do Mundo de Clubes da FIFA vencida pelo Milan, para citar apenas as principais conquistas.
Pelo Campeonato Italiano, o primeiro confronto aconteceu no dia 4 de maio de 1930 e terminou empatado. O atacante do Milan Giuseppe Torriani respondeu no apagar das luzes a um gol que o ídolo juventino Raimundo Orsi havia marcado no primeiro minuto de bola rolando.
No dia 12 de março de 1989, o técnico Arrigo Sacchi deu uma verdadeira lição de tática a Dino Zoff e o Milan derrotou à Juventus por 4 a 0, conquistando em seguida a sua terceira Liga dos Campeões, e a primeira da era Silvio Berlusconi. Já a maior humilhação dos rubro-negros remonta a um passado menos distante, 6 de abril de 1997, quando a Juve se aproximou ainda mais do título com sonoros 6 a 1. Vladimir Jugovic e Christian Vieri marcaram duas vezes naquela partida, enquanto Zinedine Zidane converteu um pênalti e Nicola Amoruso selou o marcador. "A derrota mais grave do clube em termos de imagem", segundo o presidente Berlusconi.
Outra grande batalha tática aconteceu no dia 8 de maio de 2005, por ocasião de uma partida decisiva para a definição do Scudetto. O Milan de Carlo Ancelotti sucumbiu frente à Juventus de Fabio Capello graças a uma jogada tramada pelos dois grandes astros do ataque bianconero: Alessandro del Piero cruzou de bicicleta e David Trezeguet completou para as redes de cabeça.
 

Na próxima terça-feira, 08/01, esses dois vão voltar a cruzar os bigodes pela copa Itália, a grande curiosidade que é apenas a segunda vez que vão se enfrentar por essa competição.

Números do confronto:
Incluindo todas as competições
163 jogos - 50 vitórias do Milan - 55 empates - 58 vitórias da Juventus
Pela copa Itália foi apenas 1 confronto na história, o da temporada passada, foram dois jogos, um empate em Turim por 2 x 2 e vitória da Juventus em Milão por 2 x 1
Dos 6 últimos jogos entre os rivais, foram 2 vitórias do Milan, essa conquista nessa temporada 2012/2013, 2 empates e 2 vitórias da Juventus. Confronto preza pelo equilíbrio em todas as suas esferas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário