Pages

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

MAINE ROAD, A ANTIGA CASA


Os Planos de construir Maine Road foram anunciados em Maio de 1922, pela decisão de deixar sua antiga casa, Hyde Road. A razão dessa mudança se deu por conta de um incêndio que danificou as estruturas do antigo campo do City em 1920. Próximo ao local, na região de brickworking no sul da cidade, foi comprado um terreno por $ 5.500, e a construção começou no final de 1922. Os planos do arquiteto Charles Swain propôs um terreno com capacidade 120.000 torcedores, com base no projeto de Hampden Park, embora estes planos foram reduzidos para dar uma capacidade de 80.000. No entanto, este número ainda era o segundo maior do país, atrás do Estádio de Wembley, levando ao rótulo de "O Wembley do Norte". Wembley abriu em Londres apenas alguns meses antes, o desenvolvimento quase simultâneo tornou-se a rivalidade entre as divisões norte e sul de construtores Robert McAlpine, que construiu os dois estádios.



Durante a construção, o estádio foi supostamente amaldiçoado por um cigano quando funcionários do Manchester City expulsaram um acampamento cigano que vivia na região. No entanto, a maldição cigana parece ser um mito urbano, muito comum em grande parte de campos de futebol da liga.

O primeiro jogo em Maine Road estiveram 56.993 torcedores assistindo o time da casa bater o Sheffield United por dois gols a um.

O estádio foi compartilhado com o Manchester United por um período após a Segunda Guerra Mundial, já que o estádio do Manchester United, Old Trafford, foi parcialmente destruído durante a Blitz de Manchester, ataque aéreo realizado nessa região pelas forças nazistas. Curiosamente, o maior público em um jogo do campeonato Inglês estava em Maine Road, em janeiro1948, quando o Manchester United jogou com o Arsenal diante de 83.260 fãs. No entanto, o maior público em um jogo de futebol Inglês em qualquer competição também estava em Maine Road, em de março de 1934, quando o Manchester City jogou com o Stoke City diante de 84.569 fãs na sexta rodada da Copa da Inglaterra.

Maine Road hospedou duas partidas da seleção da Inglaterra, em 1946 numa derrota 3 x 0 para Gales e em 1949 uma vitória 9 x 2 sobre a Irlanda do Norte pelas eliminatórias da Copa da Inglaterra, ou seja, nunca perdeu.

 

Maine Road foi também o palco de uma série de jogos de rugby, hospedou a Rugby League Championship em 11 finais, entre 1938 e 1956. O estádio também acolheu muitos jogos da FA Cup sendo a última em abril de 1994, quando o Manchester United venceu Oldham Athletic por 4 x 1, em um replay. Foi sede final da Copa da Inglaterra em 1984, onde o Liverpool venceu por 1 x 0 o Everton .

  Concert venue: Maine Road, Manchester, UK

O estádio já sediou shows de muitos artistas famosos, como Bryan Adams, Bon Jovi, David Bowie, Dire Straits, Fleetwood Mac, Guns 'N Roses, Pink Floyd, Prince, Queen, Rolling Stones, entre outros. Entretanto o show mais famoso realizado no Maine Road foi o de banda Oasis ( torcedores confessos do City), em abril de 1996, um desempenho que mais tarde seria lançado em vídeo,

A partida final por um competição antes do fechamento do estádio ocorreu em 11 de maio de 2003, o Manchester City terminou a era Maine Road com uma derrota por 1 x 0 para o Southampton, com Michael Svensson marcando último gol do estádio do City. 

Demolição de Maine Road começou logo após o fim da temporada 2002-2003, e o desenvolvimento de um conjunto habitacional novo começou no final de 2005 como parte do projeto em andamento para regenerar a Moss Side e áreas circundantes Rusholme.

O estádio foi oficialmente classificado como um dos estádios com a atmosfera mais espetacular do futebol em 2008 por Daily Mail que comentou que "Maine Road será sempre um dos motivos de o futebol Inglês ser lendário".


Nenhum comentário:

Postar um comentário