Pages

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

RAIO-X DO TORNEIO INICIAL


Aproveitando esse período de recesso do futebol argentino, podemos observar algumas peculiaridades que levaram a essa edição da primeira divisão nacionalem equilibrada, algumas estatísticas são interessantes para entender o torneio inicial. Sempre vale lembrar que nessa temporada o campeão do torneio inicial, Vélez, fará uma final com o campeão do torneio final, desse confronto sairá o campeão.

Começando pela parte de cima da tabela, observamos dois times que fazem campanhas sensacionais, se tirarmos o campeão Vélez, destacam-se Newell´s Old Boys e Belgrano. Newell´s liderou boa parte da competição, perdeu fôlego no final para o avassalador Vélez, time que faz uma das campanhas mais sólidas da competição, tem o incrível número de 1 derrota, 9 vitórias e 9 empates, é o segundo time que menos tomou gol no torneio inicial, apenas 11, só perde nesse quesito para o Lanús. Finalizou sua campanha no primeiro turno com 36 pontos. O detalhe dessa campanha, até aqui, irretocável dos Leprosos, é que também lutam para aumentar seu promédio (índice que determina o rebaixamento), o numero atual é de 1.326, o Independiente, que é o primeiro nessa zona está com 1.128, ou seja, fica tranquilo em relação a essa questão.



Belgrano é outra grata surpresa desse torneio inicial, os piratas, além de jogarem um futebol vistoso, fazem uma campanha sensacional para um time que voltou a primeira divisão apenas a 1 ano, quando rebaixou o poderoso River Plate. Seus números são os seguintes, chegou aos 36 pts, em 3° lugar, 10 vitórias, 6 empates e 3 derrotas, é um dos times que menos sofreram gols, 13 no total. O seu promédio é alto, em geral é sempre difícil para equipes recém promovidas, para os piratas essa questão não assusta, seu índice é de 1.596, está em os 4 melhores índices.

Vélez, o campeão do torneio inicial, passou por uma série de modificações em seu elenco, e mesmo assim manteve a qualidade ofensiva e de jogo de fato. Abordei esse tema nesse post aqui http://futebolreflexivo.blogspot.com.br/2012/07/o-desmanche-do-fortin.html. Campanha de recuperação que levou o Fortin a 13 vitórias, 2 empates e 4 derrotas, é o time que menos empatou e que mais fez gols, 31 no total, fez 41 pontos, ficou a 5 do vice campeão. O atual campeão, Arsenal fez uma campanha modésta, terminou na 7° posição, 9 vitórias, 4 empates e 6 derrotas, dificilmente conseguirá repetir o feito da temporada passada.

Os gigantes Boca e River, vivem situações opostas nesse campeonato, os milionários após amargar a segunda divisão, voltam nessa temporada com um único objetivo, não retornar a ela, no meio da competição demitiu seu técnico e faz até aqui uma campanha segura, tem 28 pts, resultante de 7 vitórias, 8 empates e 4 derrotas. É o segundo melhor ataque da competição, fez 28 gols, só perde pro campeão Velez, seu promédio parece controlado, 1.526, conquistando mais algumas vitórias, ficará salvo. Já seu arqui rival, fez uma campanha discreta, porém forte, teve muito problemas no início da competição com a saída de sua estrela Riquelme e problemas de relacionamento com o técnico Falcioni. Fez uma campanha 9 vitórias, 6 empates e 4 derrotas. Deve ser muito forte agora no segundo turno com a volta do lendário Bianchi.



Destacam-se ainda o Lanús, tem a defesa menos vazada com 10 gols sofridos, Godoy Cruz é o time que menos fez gols, 13 no total. Unión é o time que mais sofreu gols, 33, e o único time que ainda não venceu e o que mais perdeu, 12 derrotas, só tem 7 pts, candidatíssimo ao rebaixamento. Tigre só tem uma vitória na competição. San Martin é o segundo time que mais perdeu, 10 derrotas.

O gigante Independiente agoniza na tabela de classificação, ameaçado pelo rebaixamento, faz uma campanha péssima, 3 vitórias, apenas, 7 empates e 8 derrotas. É um dos times que menos fez gol. Tem o promédio de 1.128, está dentro da zona do descenso. Passará muitas dificuldades. Outro gigante que escapou por pouco temporada passada, o San Lorenzo vai a "trancos e barrancos" tentando a salvação, está em 11° lugar com 26 pts, 6 vitórias, 8 empates e 5 derrotas.Seu promédio é de 1.232, nesse momento não seria rebaixado, está longe inclusive.

Caso queira fazer uma consulta ao promédio, índice que leva ao rebaixamento, é só consultar o site do jornal argentino olé: http://www.ole.com.ar/estadisticas/futbol/primera-division.html.



Primeira Rodada do Torneio Final.

Argentinos- - Vélez Sarsfield
Sin confirmar Diego Armando Maradona 10-02-2013

 
Atl. Rafaela- - Racing
Sin confirmar Atlético Rafaela 10-02-2013

 
Unión- - Arsenal
Sin confirmar 15 de abril 10-02-2013

 
All Boys- - Godoy Cruz
Sin confirmar Islas Malvinas 10-02-2013

 
Estudiantes- - Tigre
Sin confirmar Ciudad de La Plata 10-02-2013

 
Boca- - Quilmes
Sin confirmar Alberto J. Armando 10-02-2013

 
Belgrano- - River
Sin confirmar El Gigante de Alberdi 10-02-2013

 
San Martín (SJ)- - San Lorenzo
Sin confirmar 27 de Septiembre 10-02-2013

 
Lanús- - Colón
Sin confirmar Ciudad de Lanús 10-02-2013

 
Independiente- - Newell`s
Sin confirmar Libertadores de América 10-02-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário