Pages

quinta-feira, 14 de março de 2013

A SOMBRA DE UM GRANDE


Aquilo que era previsto quando saiu o sorteio das oitavas da UCL, se cumpriu. Apesar do grande jogo que fez na segunda perna do confronto, estando perto de uma classificação heróica. O Arsenal de hoje é nada mais que uma grande sombra do gigante que já foi, e mais recentemente era o time que desafiava o poderoso Manchester United - Lembrando que o Arsenal é o time que detém a marca de ser o único campeão invicto da PL e é o único com essa marca na nossa era.

Se for pra fazer um contra ponto com o adversário, Bayern, seria uma grande covardia com o torcedor gunner, o time alemão está num momento único, praticamente campeão da bundesliga, a copa alemã virá facilmente, e é um dos grandes favoritos ao título da UCL e Guardiola vem ai. Já o time inglês se desacostumou de ser grande. A muitos anos que o Arsenal vem perdendo espaço na tabela. Em um passado não tão distante vinha disputando os títulos, aos poucos começou a se contentar com uma vaga na UCL e agora, até seu rival de cidade já o ameaça nessa caminhada. Perdeu muito espaço com o aparecimento de Chelsea e Man. City (investimentos altos) e não se aproveitou da decadência do Liverpool para se tornar o segundo grande time do país. Desde de a derrota para o Barça na final da UCL em 2006, o Arsenal parece ter caído numa profunda depressão.

Essa eliminação para o Bayern tem muitos aspectos que precisam ser levados em consideração: Ou o time Gunner muda radicalmente de filosofia, e isso passa pelo seu comandante Wenger, ou está fadado a se tornar um Aston Villa ou Everton na Inglaterra.



Questionar Wenger não é tão herético quanto questionar Ferguson no United, a politica do Frances parece já ter caído em desgraça com a torcida, não é toda hora que conseguirá um time como aquele de 2004, um dos melhores times de futebol que vi jogar, diga-se de passagem. Ao longo dos anos o Arsenal vem perdendo seus principais jogadores, mais recentemente, Fábregas, Nasri, Clichy, Song e o último um dos melhores atacantes da atualidade, Van Persie e etc, a ponto de hoje no elenco não ter "um" principal jogador. Time que já teve Henry, Robert Pires, Bergkamp e cia, hoje o torcedor do Arsenal precisa se convencer de que Cazorla e Arteta são jogadores do nível do clube londrino; Ou Wenger muda radicalmente as contratações de Gervinhos e etc, ou ninguém vai aguentar mais um ano que seja na fila de títulos, isso passa em aumentar o nível de contrações, jogadores de primeiro escalão precisam ser convencidos de que o Arsenal é um time vitorioso e quer ser campeão.

Leia essa declaração de Fábregas ao sair do Arsenal e pense se ele não está falando uma grande verdade:

- Se você fosse à Espanha e dissesse a Guardiola, Mourinho ou Unai Emery (técnico do Valência) que eles passariam três anos sem ganhar um trofeu, é obvio que eles não continuariam. Aqui, é diferente. O técnico é inteligente, e o clube valoriza coisas diferentes: que o time esteja sempre na Liga dos Campeões, que você dispute até o fim, que tenha jogadores jovens, estabilidade econômica. Para a direção do clube, isso é importante. Mas imagino que vai chegar um momento em que você tenha de decidir: você quer ganhar títulos ou não? - Fábregas
Números de Wenger a frente do Arsenal, técnico francês está desde de 1996:

878 jogos - 501 vitórias - 211 empates e 166 derrotas, um aproveitamento de 69%

3 títulos ingleses - 4 copas da Inglaterra



Nenhum comentário:

Postar um comentário