Pages

domingo, 28 de julho de 2013

A NOVA REALIDADE


Sheikh Abdullah Bin Nasser  tinha grandes planos para o Málaga, quando chegou em 2010 ao clube. O multi-milionário do Qatar faria o clube, um dos principais do futebol espanhol. Mas o empresário dos emirados parece ter perdido o interesse no clube dois anos após a aquisição.

As limitações financeiras levaram o presidente Fernando Sanz , buscar investidores. Sanz viajou para Doha (Qatar) em  junho 2010, quando anunciou a venda do clube andaluz ao Sheikh Abdullah bin Nasser Al-Thani. O novo proprietário logo foi fazer uma visita ao clube. Imediatamente foram aberto os cofres para contratações de jogadores para um grande elenco, capaz de ser um dos grandes. Julio Baptista e Demichelis foram os primeiros a chegar a Espanha. Manuel Pellegrini chegou ao clube 4 meses depois da demissão do técnico português que não conseguiu sucesso. O clube terminou a temporada de 2010/11, com 46 pontos e na 11 º colocação.

Em junho de 2011, Al-Thani investiu 150 milhões de euros no clube, o Malaga conseguiu trazer mais gente de peso, casos de van Nistelrooy , Diego Buonanotte , Nacho Monreal, Toulalan, Mathijsen, Joaquín Rodríguez e Santi Cazorla, esse último, o jogador mais caro da história do clube. O 4º lugar da liga em 2012, cumpriu os objetivos do clube, chegar a UCL. Foram para a fase pré-eliminar da UCL e eliminaram o Panathinaikos e o acesso pela primeira vez em sua história na Liga dos Campeões estava selado.

No fim do ano passado, a UEFA suspendeu o Málaga da disputa da UCL pelos próximos 4 anos. Além disso, o clube foi multado em 300.000 euros. Essa punição é um "castigo" pelas dívidas que o clube tem com seus empregados e com a administração pública. De acordo com as novas regras impostas pela FIFA, o chamado, Far Play Financeiro. Esta penalidade provocou uma série de reações no clube: Manuel Pellegrini, na época técnico do clube, declarou que era muito pesada a sentença e o diretor do clube, Vicente falou de uma decisão injusta. Além disso, o governo da Andaluzia manifestou o seu apoio ao clube.




Em agosto de 2012, o sheik anunciou o desejo de vender o clube para outra pessoa. Um possível candidato é o russo de origens albanesas, dono de uma petrolífera, a Taci Oil Razart. Essa empresa já patrocina o Bologna e Milan na Itália.No fim dessa temporada o 1° a sair foi o técnico Manuel Pellegrini , que deixou o clube pelos rumos diferente que o clube estava levando e acertou sua ida ao Manchester City.


Clubes espanhóis têm freqüentemente experiências ruins com investidores estrangeiros. Alavés e Racing Santander estão bem céticos com possíveis investidores da Ucrânia e EUA. Além disso, a chegada do multi-milionário indiano Ahsan Ali Syed ao mesmo Racing Santander levou a um caos, que rebaixou o clube.

O Málaga acertou a contratação do novo técnico, será o alemão Bernd Shuster. O treinador acertou por cinco temporadas e terá Fabio Celestine, ex-jogador do Getafe, como seu assistente. "O Málaga CF oficializou o acordo com treinador Bernd Schuster. O clube andaluz confia no técnico alemão para desenvolver um projeto de longo prazo, por isso, assinou um contrato para as próximas cinco temporadas. Schuster, apoiado por sua ampla experiência como jogador e treinador, se junta à disciplina malaguista depois de dirigir, entre outros." E a ida de Isco para o Real Madrid pelo valor de 36 milhões de euros, cerca de 98 milhões de reais, pode dar um gás nas finanças do clube.

Málaga será o quarto time da primeira divisão espanhola na carreira do treinador, Levante (2004/05), Getafe (2005 a 2007) e Real Madrid (2007 a 2008). Além disso, ele treinou de 2001 a 2003 o Xerez, da segunda divisão. Como jogador, foi meio campista de clubes top na Espanha: Barcelona (1980-1988), Real Madrid (1988-1990) e Atlético de Madrid (1990-1993).

Jogadores que deixaram o clube:

Joaquín (Fiorentina), Iturra (Granada), Pellegrini (Manchester City), Lugano (PSG), Isco (Real Madrid), Onyewu, Demichelis (Atlético), Baptista (Cruzeiro), Saviola (Olympiakos) e Toulalan (Monaco).

Jogadores que chegaram (Note a diferença do investimento):

Schuster, Recio (Granada), Juanmi (Racing), Pedro Morales, Antunes, Ferreira, Anderson (CasaBlanca), Tissone (Sampdoria) e Angeleri (Estudiantes).

Possíveis chegadas:

Gulüm (Besiktas), Bendtner (Juventus), Zé Castro (Deportivo), Ibrahim (Zamalek) y Postiga (Zaragoza).

Nenhum comentário:

Postar um comentário