Pages

sábado, 5 de outubro de 2013

TEM QUE TIRAR O GESSO!


Quando naquela temporada de 2011/2012, Antônio Conte chegou, trouxe consigo uma proposta bem interessante de futebol pra aquilo que ele possuía em relação a elenco disponível, com o luxuoso acréscimo de Andrea Pirlo, que saia do Milan depois de anos no clube milanês, e vinha para o Piemonte tentar uma oportunidade de ser aproveitado em um clube de alto nível. Conte teve a sensibilidade de adaptar as características daquele time que estava ali com um sistema de jogo que pudesse aproveitar bem o que havia de bom. Em temporadas passadas, a Juventus tinha sempre uma péssima marca defensiva. O time sempre deixava a desejar nesse quesito, principalmente após sua volta da segundona.

Alguns números:

Temporada 2009/2010 - 7° posição - 16 Vitórias - 7 Empates - 15 Derrotas / 56 gols sofridos
Temporada 2010/2011 - 7° posição - 15 Vitórias - 13 Empates - 10 Derrotas / 47 gols sofridos

Esses números apontam como a Juventus vivia num marasmo total dentro da competição. Aponta também a questão dos gols sofridos deixava a Juve muito distante dos primeiros colocados. Na temporada 2009/2010, a Inter, campeã, só havia perdido 4 jogos e sofrido 34 gols; Já na temporada posterior, o Milan conquistou o Scudetto com também 4 derrotas e 24 gols sofridos. Essas estatísticas precisavam ser vistas com atenção, se a Juve quisesse ser relevante novamente no Calcio.



E isso foi feito, Conte adaptou seu esquema de jogo a um 3-5-2, que voltaria a Itália depois de anos, com alguma adaptações bem interessantes. Chiellini, que era uma simbolo dessa "nova" Juventus, que por muitas vezes atuava na lateral, até na próprio Azzurra, voltou a Zaga. Apostou em Barzagli, zagueiro que estava encostado no Wolfsburg que veio dar mas estofo a Bonucci, um jovem zagueiro que não passava por um bom momento, apesar de talentoso. Esse sistema defensivo posteriormente se tornaria um dos mais sólidos daquela temporada. Colocou Pirlo entre essa linha de três zagueiros e uma linha de quatro que tinha o ótimo Marchisio, a velocidade e habilidade de Vidal, que vinha do futebol alemão com muito prestígio. Resumo, essa receita foi avassaladora, o time se aproveitou da campanha péssima da temporada passada, e só focou na Serie A. Resultado foi um domínio gigante, a ponto do scudetto ter sido conquistado de forma invicta. Na temporada seguinte o mesmo recurso foi usado, basicamente com as mesmas peças, e o scudetto veio da mesma forma, com apenas a exceção da invencibilidade, que foi perdida para o principal rival na Itália. Só que o domínio foi maior em relação ao segundo colocado na ocasião o Napoli, que terminou 9 pts a frente, enquanto na anterior, foram apenas 4 pts a frente do Milan.

Temporada 2011/2012 - 1° posição - 23 Vitórias - 15 Empates - 0 Derrotas / 20 gols sofridos
Temporada 2012/2013 - 1° posição - 27 vitórias - 6 Empates - 5 Derrotas / 24 gols sofridos

O sucesso foi tão grande desse jeito de jogar de Conte, que metade das equipes italianas adotaram o 3-5-2, numa tentativa de sofisticar seu jogo, o que a Juve não conseguiu fazer, manteve o mesmo estilo de jogo que parece se esgotar a olhos vistos a eficiência. Apesar da contratação de Tevez e Llorente pra essa temporada, algo que a tempos a Juve necessitava.
O motivo desse post, por mais herético que pareça é questionar basicamente essa não mobilidade tática do time. O gesso colocado por Conte torna a Juve muito previsível, talvez ainda dentro dos torneios internos, seja ótima pra consumo interno, mas nas competições europeias, a Juve não consegue mostrar evolução em relação ao adversários. É básico observar na última partida do clube na UCL diante do Galatasaray, como foi simples bloquear as principais alternativas de jogo do clube de Turim. Todos sabem que o Pirlo é o fator surpresa que trabalha por trás da linha de meio campo. Marcando-o mata o jogo ofensivo, Bayern fez isso com excelência na eliminação da última UCL. Essa temporada se avizinha um já não domínio Juventino na Série A.

Muda o estilo Conte!

2 comentários:

  1. Acho que a questão é que no futebol moderno todos evoluem muito rapidamente, e se vc não acompanha acaba ficando pra trás, parece ter havido uma certa acomodação do Conte, o que fez a Juve ficar pra trás, os adversários não demoram muito a se adaptar ao seu modo de jogar, por isso há de se mudar sempre, o Barcelona que o diga.

    ResponderExcluir
  2. Também acho que a Juventus se tornou muito pragmática. E na minha opinião, essa será mais uma temporada em que questionarão o ataque do nosso time. Llorente não é a solução para o ataque.

    ResponderExcluir