Pages

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

ADEUS DON ROMAN!!!


Apesar do últimos dias a imprensa paraguaia cravar que Roman estaria a caminho do Cerro Porteño, a decisão de se retirar do futebol foi a decisão mais acertada de um dos maiores jogadores da história em sua posição.

Riquelme passou os últimos seis meses de sua gloriosa carreira em seu clube formador, o Argentinos Juniors, essa volta as origens foi encarada como uma demonstração de gratidão ao clube que o projetou a o mundo e que estava na 2ª divisão. Com o objetivo alcançado, Riquelme saiu de "Los Bichos" com mais um dever cumprido.

Algumas razões que o levaram o argentino a decidir encerrar sua carreira, talvez a mais forte e compreensível, diga-se de passagem, foi a incapacidade que o meia manisfestava de enfrentar o grande amor de sua vida, o Boca Jrs.

"Tentei dar o meu melhor ao Boca, Argentinos Jrs., Villarreal, Barcelona e para a seleção. Estou muito feliz com minha trajetória", Riquelme


"O futebol é o jogo mais lindo, desde criança fui encantado pelo esporte. Tenho muitas lembranças e espero que as pessoas tenham gostado de como eu joguei futebol", disse Roman.
 

"José (Pekerman) me ensinou muito. Tive a sorte de jogar com muitos grandes jogadores e tive grandes treinadores", disse um Riquelme que quase nunca demonstrou emoção em campo com os olhos marejados.

"Eu também tive o privilégio de trabalhar com Bianchi, Bilardo, Basile, van Gaal e vários outros, com os quais, felizmente eu tenho uma boa relação e continuo falando, como Claudio Borghi, por exemplo. Eu fui o tipo de jogador que sempre acreditou que todos os treinadores ensinavam um pouco pra evolução do meu jogo".


A estreia de Riquelme no Boca aconteceu em 10 de novembro de 1996 em uma vitória de 2 x 0 sobre a Unión pelo campeonato argentino. Com o elenco "xeneize" ganhou seis títulos nacionais, cinco internacionais, incluindo três Copa Libertadores de América, um mundial de clubes e uma copa sul-americana, em 14 temporadas no clube.

Aos 36 anos de idade, Roman deixará um legado impenetrável, não tanto na seleção, onde não houve uma grande continuidade, mas no Boca e sobretudo no Villarreal, será sempre reverenciado, no submarino amarelo, apesar de perder o pênalti crucial naquela semifinal da UCL de 2006 diante do Arsenal no El Madrigal. E nem esse episódio diminuiu a reverencia que o torcedor espanhol tem pelo craque argentino. Além de uma passagem discreta pelo Barça.



Riquelme pode ser considerado um dos maiores ídolos da história do Boca Juniors, talvez até o maior, deixará uma história insuperável dentro e fora de campo. A representatividade da lenda do Boca é imensurável. Existe um verdadeira devoção ao craque. Parte da torcida do Boca tem Riquelme como o maior de todos, superando até "El Dios". Talvez no quesito títulos, sem dúvida. Roman é o oposto a Don Diego no que se refere a carisma. Mas o talento é algo de outro mundo. 

O que vos escreve pode colocar na lista dele de 3 maiores meias que viu, Riquelme, Zidane e Rivaldo. Não sei se nessa ordem, mas são esses três.

Clubes de sua carreira:

Boca (1996-2002, 2007, 2008-2014), Barcelona (2002-2003), Villarreal (2003-2006, 2007), o Argentinos Juniors (2014) Total: 591 Jogos e 148 gols.

Boca: 388 Jogos e 92 gols

Barcelona: 42 Jogos e 6 Gols

Villarreal: 143 Jogos e 45 gols

Argentinos Juniors: 18 Jogos e 5 gols.

Seleção argentina: Sub 20: 21 Jogos e 7 Gols; Sub 23: 7 Jogos e 1 Gol; Seleção principal: 51 Jogos e 17 Gols

Títulos nacionais:

Torneio Apertura - Boca Juniors - 1998

Torneio Clausura - Boca Juniors - 1999

Torneio Apertura - Boca Juniors - 2000

Apertura - Boca Juniors - 2008

Torneio Apertura - Boca Juniors - 2011

Copa Argentina - Boca Juniors - 2011/12

Títulos internacionais:

Copa Libertadores - Boca Juniors - 2000 - 2001 - 2007

Mundial de clubes - Boca Juniors - 2000

UEFA Intertoto Cup - Villarreal - 2003 - 2004

Recopa Sul-Americana - Boca Juniors - 2008

Títulos com a seleção Argentina:

Sul americano Sub-20 - 1997

Torneio de Toulon - Seleção Argentina Sub 23-1998

Ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008


terça-feira, 13 de janeiro de 2015

CRISE?


É notório a queda do Athletic nessa temporada, clube que naufragou na sua ida a UCL não passando de fase num grupo que poderia ser bem acessível. Em La liga, faz uma campanha pífia, é só o 13ª colocado com 5 vitórias e 9 derrotas, com 23 gols sofridos. Muito diferente da temporada passada, em que nessa altura do campeonato o clube Basco já acumulava 10 vitórias e 5 derrotas e se encontrava em 4ª lugar, posição essa que terminou a temporada.

Athletic está a 13 pts das competições europeias e ao mesmo tempo 3 da zona de rebaixamento, ou seja, a preocupação é muito maior com o rebaixamento (fato inédito na história do clube) do que uma volta a UCL. O que restou ao clube é uma participação na UEL, o adversário será o Torino. 

O próximo jogo é contra o Villarreal no El Madrigal. Lembrando q o time perdeu na catedral pro rebaixável Elche na última rodada.

Marca elencou alguns erros do Valverde no Athletic de 2014/2015.
1ª: Incapaz de renovar o elenco após as saídas de Llorente, Amorebieta e o Ander

2ª inflexibilidade no esquema: Morre abraçado no 4-2-3-1... As únicas variações acontecem  na hora do desespero.

3ª Incapaz de rodar o elenco, mesmo jogadores, mesmo mal tecnicamente não saem do time titular, como por exemplo Gupergi, ele não mexe.

4ª Péssimo aproveitamento de alguns jogadores, Aurtenetxe, por exemplo, que na minha opinião é muito melhor que o Balenziaga.

Há jogos em que o De Marcos, que joga de lateral direito, na mesma partida faz 3 ou 4 funções.....Isso dá um nó na cabeça do cara;

Não sei se o Valverde deve sair, mas que ele tem que mudar a postura do time tem....

Tirar esse maldito 4-2-3-1 e implementar  o modelo que deu muito certo no time, o 4-3-3. Uma escalação interessante, até aproveitando pra renovar o time principal: 

Iraizoz (Hirrerin), De Marcos, San José, Laporte e Autenetxe; Iturraspe, Aktxe, Unai; Munian, Aduriz (Guillermo) e Susaeta.

A sequência é: Villarreal (F), Málaga (C), Levante (F), Barça (C)...Fecha a casinha e vai com fé em San Mamés